História do Ovo de Páscoa


Desde muito tempo atrás, para diferentes povos, o ovo representava a criação e a fecundidade. Comumente eram pintados e oferecidos aos amigos nas ocasiões festivas. A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo, aparentemente morto, contém uma vida que aparece subitamente.

O surgimento do ovo de chocolate na Páscoa se deu a partir do Séc. XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram escondidos nas ruas e nos jardins para serem caçados. Foi uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de apresentar o chocolate.

O cacau foi introduzido no Brasil em meados de 1700, atingindo o apogeu um século depois quando cerca de 90% da produção era para a exportação. A expansão do cacau no Brasil tem uma história tumultuada com os ricos e poderosos "Coronéis do Cacau" controlando o comércio e invadindo e fazendo aquisições ilícitas de terras. Essa situação perdurou até as primeiras décadas de 1900. Hoje, o país é o maior produtor da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, de Gana e do Equador.


O uso de chocolate na culinária universalizou receitas de diferentes países. Conhecemos a Mousse de Chocolate e as Trufas francesas, a torta alemã Floresta Negra, a austríaca Torta Sacher, o Fondue au Chocolat suiço, e, evidentemente, o Brigadeiro brasileiro.


Fonte: Cristina Brayner
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
ScrapBug © Copyright 2012. Tecnologia do Cantinho do Blog.Layouts e Templates para Blogs